segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hipermercados abertos aos Domingos e feriados

Com a publicação da nova legislação, os hipermercados ficam autorizados a abrir ao Domingo e nos dias feriados se, e atenção, compete aos municípios alargar ou restringir os horários a praticar por estes "gigantes do comércio". A Câmara de Viana do Castelo e a de Almada já disseram NÃO!
A Câmara de Guimarães descarta a decisão alegando que o Decreto-Lei, em questão, não permite grandes manobras e por tanto não dependeria da Câmara.
Será que esta autorização de alargamento de horários e o número desmesurado de grandes superfícies não estão prontos para eliminar, por completo, o comércio tradicional? Claro, só de IMI, estes espaços pagam muito mais de que as pequenas lojas do concelho e isso não é de interesse das Câmaras? Num País que se diz tão católico, como é possível aceitar que o dia de descanso seja lapidado? Onde estão os direitos dos trabalhadores? E o valor hora pago ao funcionário é o mesmo? Mais uma vez, os políticos representam o Povo por quem foram eleitos e por eles darem VOZ?

Sem comentários: