sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
sábado, 18 de junho de 2011
As Festas
Em breve teremos as Comunhões, momento importante na vida de um Católico. Para celebrar este evento, a Comissão de festas promove a organização, iluminação típica de festas, música na Igreja todo o dia desde cedinho e foguetes a qualquer hora.
A crise pode levar as pessoas a dar menos dinheiro para as festas e aí serão fraquinhas. Se desde os nossos avós que existem as festas sempre iguais agora era altura de mexer. A música que passa na Igreja devia ser “discos pedidos” e pagava-se um preço simbólico, tipo 1€ por cada para a festa, assim cada um escolhia a música e a hora. A comissão recebia os pedidos e punha. Podia-se ainda fazer uma festa, com música moderna no campo futebol para a juventude, a pagar, o dinheiro ia para as festas. Em vez de foguetes durante todos os dias, fazia-se um fogo de artifício ou de luzes à noite sobre o Rio Ave ou no lago do Campo de futebol e lançavam-se foguetes só durante o dia das comunhões ou outra festa religiosa. As crianças podiam ainda apresentar um altar asseado em honra da Nossa Senhora com flores de papel ou lantejoulas que no final da festa seria leiloado com o dinheiro a reverter para a Igreja.
domingo, 12 de junho de 2011
Resultados das Olímpiadas Castrejas
Terminou a II edição das Olimpíadas Castrejas no Parque da Santa Maria. Durante este torneio, os mais pequenos (sendo alunos inscritos no Agrupamento de Escolas de Briteiros, Jardins de Infância, ou pré-escolar, ou 1º , 2º e 3º Ciclos) participaram em várias actividades como o torneio de futebol, o Peddy paper e o torneio de Gira-vólei.
Crianças e pais divertiram-se e felicitaram estas iniciativas vejam as fotos
https://sites.google.com/site/olimpocastrejo/noticias/fotospeddy-paper
Resultados do torneio de futebol:
1º lugar Donim no pré-escolar; Os Falcões de Santo Estevão do 1º e 2º da EB 1; Os navegadores de Barco do 2º e 3 º ano; Gondomar no 5º e 6º ano; Barco no 7º e 8º ano, Santo Estevão do 9º ano e cef.
No Gira-vólei, os primeiros lugares foram para Rita Ribeiro /Diana Antunes de Santa Maria do 1º e 2º ano; Manuel Ribeiro / Diogo Teixeira de Barco do 3º e 4º ano; Ricardo Couto / Gabriel Gomes de Gondomar do 5º e 6 º ano e por fim Carla Araújo / Diana Oliveira de Souto São Salvador do 7º, 8º e 9º ano.
Parabéns aos vencedores e aos organizadores! Foi muito divertido!
sábado, 28 de maio de 2011
Transferência de verbas para a freguesia
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/12/25301/0000200322.pdf
Quem quiser aproveita para ver o orçamento de Estado!
Da Câmara vieram 4366 € como transferência de capital, sem contar com os apoios para festas que a Câmara concede quando de interesse concelhio e sem contar com os protocolos para realizar obras por exemplo, aproveitam e vejam o plano de investimento previsto pela Câmara.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Ministro da Economia nas redondezas
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Hipermercados abertos aos Domingos e feriados
A Câmara de Guimarães descarta a decisão alegando que o Decreto-Lei, em questão, não permite grandes manobras e por tanto não dependeria da Câmara.
Será que esta autorização de alargamento de horários e o número desmesurado de grandes superfícies não estão prontos para eliminar, por completo, o comércio tradicional? Claro, só de IMI, estes espaços pagam muito mais de que as pequenas lojas do concelho e isso não é de interesse das Câmaras? Num País que se diz tão católico, como é possível aceitar que o dia de descanso seja lapidado? Onde estão os direitos dos trabalhadores? E o valor hora pago ao funcionário é o mesmo? Mais uma vez, os políticos representam o Povo por quem foram eleitos e por eles darem VOZ?
sábado, 14 de maio de 2011
Cobranças do ramal de água
Do JN surge a seguinte notícia:
"Em declarações à Lusa, garantiu que as pessoas que têm sido prejudicadas pela situação em concelhos como Guimarães, Santa Maria da Feira, Gondomar e outros concelhos podem exigir a restituição do dinheiro. O dirigente sublinha o caso de Barcelos, onde "os atropelos são às toneladas", porque, refere, "aos consumidores estão a ser cobrados valores ilícitos".
Será que o mesmo se aplica à ligação do ramal de saneamento? Afinal, não foi uma obra comparticipada por fundos comunitários?! E os políticos da Terra defendem o quê?
domingo, 1 de maio de 2011
Mercado e Feira Municipal
segunda-feira, 25 de abril de 2011
25 de Abril
Rendição de Marcelo Caetano
Fotos de Eduardo Gagueiro disponíveis no:
"O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos. Entretanto, uma florista, que levava cravos para um hotel, teria dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda.Os outros soldados vendo a rua cheia de floristas o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas."
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Duplicação da variante em Guimarães
quarta-feira, 30 de março de 2011
Cabras vão limpar as freguesias do Concelho
sábado, 26 de março de 2011
Feira do Fumeiro nas Taipas
Pode provar um enchido de Vinhais, Chaves, Mirandela, Lamego, Ponte de Lima, Gerês e das Taipas. Ver como funciona
um moinho a água e comprar artesanato no recinto da feira. A entrada é gratuita e dura todo o fim-de-semana.
domingo, 13 de março de 2011
Resultados da manifestação
Em Braga, cerca de 2000 pessoas agruparam-se na Avenida Central.
A maior representação do País foi em Lisboa e no Porto. Ouviram-se vozes de que o protesto não para aqui.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Manifestação em Guimarães
Esta manifestação não é organizada por um partido mas pelos descontentes e" pretende ser o protesto dos desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal."
Os pontos de encontro estão marcado para Lisboa, Porto mais ainda Braga e Guimarães. Todos às 15h00.
Braga – Avenida Central, junto ao chafariz
Guimarães – Largo da OliveiraLisboa – Avenida da Liberdade > Praça Luís de Camões
Porto – Praça da Batalha > Praça D. João I
domingo, 6 de março de 2011
Oportunidades de turismo com as Termas das Taipas
As nossas vizinhas Termas das Taipas estiveram presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa no final do mês anterior. Com esta presença marcaram a sua existência e mostraram a sua requalificação ao mercado.
A cooperativa Turiterma tem impulsionado a divulgação das termas a nível nacional. Foram colocados Cartazes (outdoor) nas estradas, requalificaram-se os edifícios das antigas Termas promovendo o turismo cultural e agora foram representadas na feira da Capital.
As Termas de medicina termal ou de SPA Termal são uma oportunidade de desenvolvimento para a região e para esta freguesia também. Durante a sua estadia os clientes das Termas podem visitar a região conhecer a famosa Citânia de Briteiros, o museu da Cultura Castreja, passear pelo Parque das Taipas, pernoitar no hotel e jantar num dos restaurantes. O turista termal, e não só, gosta de um complemento de actividades às suas sessões de relaxação hídrico e como tal, completar as actividades nas redondezas é com certeza uma oportunidade de desenvolvimento económico. Uma visita ao Rio Ave passando por um conjunto de moinhos com demonstrações de funcionamento e com a possibilidade de o fazer a cavalo, ou de caleche ou ainda de bicicleta, a mirada do interior do património de cutelaria era provavelmente único, a recriação da época Castreja na Citânia seria bem delicioso ao nível das peças de teatro apresentadas no Castelo de Lanhoso aqui ao lado, um concerto ao ar livre no Parque das Termas pode ser convidativo à promoção da cultura e tantas mais ideias podem surgir.
Para tantos turistas deve haver diversificação de ofertas até pela diversidade de poder económico e sendo assim a oferta hoteleira pode ser aumentada e melhorada com a inclusão de espectáculos e de roteiros gastronómicos. O museu da agricultura pode ser outro ponto de passagem.
Há muito espaço para o turismo de Aldeia. No Douro promove-se a visita e o trabalho nas Quintas, sim o turista paga para participar nas vindimas, claro não estamos no Douro, nem o turista fica esgotado, mas podíamos mostrar as culturas tradicionais, os edifícios de apoio a esses cultivos (espigueiros, eiras….), mostrar os sistemas de regadios…Existem várias regiões onde essas actividades e equipamentos são totalmente desconhecidos e por isso são uma novidade. Porque não pensar ainda numa colónia de férias para jovens adolescentes, existem algumas quintas ao abandono que poderiam servir esse fim
Para todas estas ideias é necessário um investimento e isso o PRODER pode ajudar. O PRODRER é um programa de apoio ao investimento para o desenvolvimento do mundo rural. Promove a competitividade, a sustentabilidade do mundo rural, a dinamização das zonas rurais, o conhecimento e as competências. Por exemplo ajuda a reabilitar um edifício com traços culturais marcantes para requalificar, dá apoios para desenvolvimento de projectos económicos rurais...
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Transporte de crianças
Se têm filhos menores e várias vezes sentiu a dificuldade em ter de os levar à escola, à piscina, ao futebol ou outra actividade, saiba que a partir do próximo ano lectivo poderá ter o seu problema resolvido. “O Rodas” empresa criada em São João da Madeira pretende apostar em servir Guimarães. A empresa leva as crianças onde os pais não podem ou não conseguem. Óptima ideia para quem mora longe da cidade e dos locais onde se praticam actividades de desporto e lazer. “O Rodas” procura indivíduos com carta de condução de pesados para transportas crianças dos 2 aos 16 anos.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Lenha no Rio Ave
Todos os anos a ponte sobre o Rio Ave que faz a ligação entre Souto e Briteiros fica atulhada de lenha e lixo. Iniciando-se a primavera podíamos pensar que os Castores estariam a construir diques mas estes animais não vivem nas nossas terras. Essa lenha poderia ser aproveitada para a produção de biomassa afinal uma boa parte de pessoas estão a mudar as suas caldeiras a gasóleo para caldeiras a pelletes (pequenos aglomerados de biomassa resultantes da limpeza das matas e florestas). Assim além de reduzir os gastos com aquecimento (pois o preço sobe .....todos dias) protegemos as terras do incêndios, melhoramos a qualidade do ar (combustível menos poluente) e temos florestas e matas mais agradeis e mais convidativas a uma boa caminhada tão recomendada pelos cardiologistas. Só vantagens....