segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

A revolução dos cravos



25 de Abril de 1974, Largo do Carmo - Lisboa
Rendição de Marcelo Caetano
Fotos de Eduardo Gagueiro disponíveis no:
http://www.pcp.pt/actpol/temas/25abril/25anos/25fotos.html


Hoje comemoram-se os 37 anos do dia em que " O Povo mais ordenou". A revolução dos cravos implantou a democracia em 1974. Nesse dia, um golpe de Estado militar, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e apoiados pelos oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários, derrubou o regime ditatorial, designado de Estado Novo no Poder desde 1933. Em 1976, no aniversário entrou em vigor a nova Constituição.

"O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos. Entretanto, uma florista, que levava cravos para um hotel, teria dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda.Os outros soldados vendo a rua cheia de floristas o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas."

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Duplicação da variante em Guimarães

Finalmente a Câmara vai avançar com uma óptima iniciativa. Alargar a variante de Guimarães. sabemos todos quanto é pequena e tem muito trânsito. Podiam igualmente pensar num acesso directo ao Hospital (nem que seja só de entrada e mantinham a saída)! Fizeram o mercado municipal, o shopping e o Hospital com o mesmo acesso e ainda é o acesso à cidade para quem vem do Porto! Em certos dias, tipo fim-de-semana antes do natal é melhor não precisar do hospital!